2021

 Este artigo resume uma experiência da prática do CoDesenvolvimento profissional na modalidade on-line, que obteve resultados bastante positivos e impactantes com gestores de uma indústria do setor automotivo com cerca de 2.000 colaboradores. O resultado fez tanto sucesso que a diretoria ampliou o escopo do trabalho para todos os níveis de liderança da empresa, do topo à base, o que será objeto de um novo case num futuro próximo. 

Clique para ler o artigo completo.

 Existem muitos métodos de trabalho em grupo que têm como objetivo estimular a troca de saberes, a colaboração e a inteligência coletiva a partir de diálogos. Muitas pessoas me perguntam quais são as principais diferenças especialmente em relação a dois deles: o Action Learning e o Codesevolvimento. Acredito que um dos motivos desses questionamentos vem do fato de que o Action Learning foi uma fonte de inspiração para Adrian Payette e Claude Champagne, criadores do Codesenvolvimento, e, portanto, com muitas similaridades. 

Como ponto de partida para falarmos sobre isso vamos olhar com mais detalhes as próprias definições de cada abordagem: 

Continue lendo este artigo.

2020

A solidão do topo

por Magali Lopes, publicado no LinkedIn

“É um trabalho meio solitário”, disse Tim Cook sobre a posição que ocupa. Ele se tornou CEO da Apple em 2011, quando Steve Jobs se afastou para cuidar da saúde. A ideia inicial era que o fundador da empresa estaria por perto, como chairman. No entanto, o câncer de Jobs, em estágio avançado, o levou em poucas semanas. Para Cook, a solidão do topo não tem nada a ver com substituir um dos homens de negócios mais inovadores de todos os tempos. E ele tem razão.

Continue lendo este artigo.