O que é o Codesenvolvimento?

O codesenvolvimento é uma ferramenta contemporânea e inovadora de desenvolvimento coletivo. Um grupo de pessoas, individualmente desejosas de trabalhar na melhoria de suas práticas profissionais é constituído e reúne-se regularmente para se auxiliar mutuamente nesse processo.
Para esse fim, esse grupo conta com o apoio de um facilitador que, graças a um método de facilitação bem específico, permitirá que cada um se beneficie da melhor maneira possível da experiência dos outros.
Por meio da comparação das próprias experiências e as de seus pares, tratar de casos concretos vivenciados pelos membros dos grupos e ajudar a resolver situações profissionais complexas. De maneira mais geral, melhorar as práticas gerenciais e de liderança. Através de um processo de escuta ativa e do empenho em compreender a interação do outro com seu contexto e sua problemática, propor uma visão nova de sua problemática.

O codesenvolvimento permite a integração à uma rede de pares solidária e transversal.

Como funciona na prática?

Constituição e implantação de um grupo

Constituição e implantação de um grupo de 6 a 10 voluntários (idealmente 8) que se comprometem a se reunir com uma frequência regular. Um facilitador, formado nesse método, é designado para acompanhar o grupo durante todo esse período. Antes do lançamento do grupo, o facilitador tem um encontro virtual com cada participante para apresentar o codesenvolvimento e avaliar as expectativas de resultado. Os participantes se reúnem durante um período máximo de 2 horas.

Procedimentos de uma reunião

Os participantes trazem uma situação profissional que gostariam de abordar (situação real que traz questionamentos ou os colocam em dificuldades). Um por vez assumem o papel de "cliente" e submetem sua problemática. Os demais assumem o papel de "consultores" e ajudam seu cliente a enriquecer a compreensão do problema e sua capacidade para solucioná-lo. Essa sessão é organizada de forma bastante estruturada e o facilitador será o garantidor do respeito. A reunião se encerra com o compartilhamento dos aprendizados.

Evidentemente, os membros do grupo e o facilitador, se comprometem a guardar confidencialidade absoluta a respeito de tudo que foi compartilhado.

Chave do Sucesso

Ao inscrever-se em um grupo, o participante se compromete a ser o mais assíduo possível às reuniões que serão organizadas numa freqüência regular. O equilíbrio sistêmico entre “dar e receber” que acontece entre todos os participantes é resultado da assiduidade, um elemento chave para o bom desenvolvimento do processo.