Origem do Codesenvolvimento

O Codesenvolvimento surgiu no Quebec, Canada, em 1994 por ocasião do encontro de seus fundadores, Adrien Payette e Claude Champagne. Adrien Payette, formado em filosofia, sempre se interessou pela aprendizagem em pequenos grupos.  Em 1988 publicou o livro “A Eficácia dos Gestores e das Organizações” e conheceu então Claude Champagne. Claude Champagne, psicólogo social, de grupos e de organizações sempre interessado em formação de grupos e principalmente de grupos de aprendizagem pela ação. Apos vários colóquios e artigos escritos em parceria, eles publicam, em 1997, o livro “Le Groupe de Codéveloppement Professionnel”. Desde então, ambos se dedicam à formação de facilitadores de codesenvolvimento.

Uma grande parte do sucesso dessa prática se deve a sua simplicidade. A abordagem mostrou seu valor.   O método permite compartilhar preocupações reais, profissionais, com pares que ouvem com respeito e cuidado e oferecem, na maioria das vezes, uma visão diferente daquela que inicial sobre a interação entre a pessoa e sua preocupação.

Uma das convicções dos criadores do método é de que os grupos são mais inteligentes do que a soma de seus integrantes. A confiança é o sustentáculo do sucesso de um grupo de codesenvolvimento e a confidencialidade é a chave desse sucesso e o caminho para a criação da confiança.